Máquina de Rabiscos
Oficina Tinkering

Oficina por Aurora Coelho

Língua utilizada pela formadora: português

Duração: 1 horas

Assistência máxima: 20 pessoas

Destinatários: crianças a partir dos 7 anos, famílias, pais, professores, educadores

Local: sala a anunciar


Oficina Tinkering: A metodologia nasceu nos Estados Unidos. O Tinkering parte muito da ideia "learning by doing" (aprender fazendo) e da aprendizagem pelos pares. A ideia é aprender conceitos científicos e tecnológicos, não pela aquisição de conhecimentos per si, mas pelo despertar do interesse para esses conceitos e pela pertinência e necessidade da sua aquisição. O "tinkering" tem uma abordagem de desenvolvimento de atividades "mão na massa", através de desafios que são propostos aos participantes. As atividades podem ser as mais variadas, desde máquinas voadoras, a objetos que escrevam ou se movam luz solar, até construções 3D.

Nesta Oficina propomos-nos fazer a 'Máquina de Rabiscos'.

Esta abordagem participativa para o desenvolvimento de atividades mão-na-massa de tipo "tinkering" é utilizada para e com as crianças, em contextos informal e não-formal tanto nas escolas como no centro comunitário e nos centros ciência viva do Algarve (Faro) e de Tavira.


Inscrições Encerradas


Aurora Coelho

Nota Bibliográfica

Orgulhosamente Educadora Social de profissão, apaixonada por jogos de tabuleiro (criou em 2016 o canal Na Mira Jogos), conheceu com o Tinkering há mais de dois anos e esteve integrada num projeto onde este foi utilizado como ferramenta de integração social. Acredita na educação não formal, tendo trabalhado ao longo de vários anos com metodologias que a suportam, com teatro do oprimido, educação para os direitos humanos, jogos de tabuleiro... o Tinkering trouxe-lhe ainda uma mais valia, aliar a educação à ciência. Trabalha na FLICC - Faro Localidade Integradora da Comunidade Cigana, é voluntária na Real Amizade Farense, é colaboradora no Centro Ciência Viva do Algarve e, entre outros muitos projetos, foi professora na Escola Superior de Educação e Comunicação - Universidade do Algarve.