Sobre nós
Let's play

a Augusta Con nasce do orçamento participativo da juventude

'Tu Decides'

O Município de Braga promove o Orçamento 'Tu Decides!', uma iniciativa que se assume como um dos principais meios da participação cívica dos mais jovens na construção da sua Cidade.

Com a colaboração com o Conselho Municipal de Juventude, o Orçamento 'Tu Decides!' é dirigido aos jovens residentes, estudantes, ou trabalhadores do Concelho de Braga, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos de idade. Trata-se de um processo de carácter participativo que permite que os Jovens coloquem à votação dos seus pares, projectos que incentivem uma participação activa para o desenvolvimento do Concelho.

Em 2017 vimos aprovado o projeto Let's Play, que tem como culminar a realização de um festival dedicado ao Jogo e ao Cosplay.


QUARTETO FANTÁSTICO

O Mosteiro

O Mosteiro de São Martinho de Tibãesfoi fundado nos finais do século XI, de observância beneditina, no qual os monges seguiam as regras - silêncio, obediência, pobreza, oração e trabalho - prescritas por São Bento de Núrsia.

Em 1110, os condes D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, doaram a Tibães as terras adjacentes ao Mosteiro e outorgam-lhe a Carta de Couto.O Mosteiro cresceu em privilégios e poder até ao século XIV sendo, após o Concílio de Trento, em 1567, escolhido para Casa-mãe da Congregação de São Bento dos Reinos de Portugal, com 22 mosteiros em Portugal e 13 no Brasil. Atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII, após ter sido transformado num dos maiores conjuntos monásticos do Portugal barroco e num importante centro produtor e difusor de culturas e estéticas, lugar de exceção do pensamento e arte portuguesas. O Mosteiro é constituído pela igreja, alas conventuais e espaço exterior - a cerca.

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944 e está afeto à Direção Regional de Cultura do Norte.  

A Cidade Curiosa Associação

A Cidade Curiosa Associação é uma associação juvenil, que tem como fim a promoção e dinamização de formas de aprendizagem lúdicas e culturais, direcionada a uma população maioritariamente jovem e extensíveis aos pais, professores, adultos em geral e à terceira idade, em diversas frentes socioculturais.

Desta forma, propõe-se incentivar as crianças e jovens à curiosidade, ao dinamismo, ao empreendedorismos e à participação ativa na sociedade, promovendo o pensamento crítico e criativo, criando novos públicos e novas circunstâncias. Valorizamos atividades de interação familiares e de diferentes gerações e desenvolve as suas iniciativas numa base de Educação Não Formal como complemento à Educação Formal, com recurso a jogos de tabuleiro.


Quero me tornar associado da Cidade Curiosa!

O Município de Braga - Braga

Considerada uma das mais jovens cidades europeias, Braga consegue aliar na perfeição a sua História bimilenar a uma juventude e vitalidade revigorante.

Braga sempre assumiu um papel regional estratégico e central: De Bracara Augusta aos nossos dias, quer pela sua localização geográfica privilegiada, quer pelo seu dinamismo, Braga desempenha um papel dinamizador de referência a nível económico, cultural e do conhecimento e de tecnologia.

A sua centralidade e relevância permite-lhe oferecer aos seus habitantes uma excelente qualidade de vida nos seus mais variados critérios: na Saúde, no Emprego, na Educação, na Segurança, na Cultura,...


O Conselho Municipal de Juventude é um órgão consultivo do Município, que procura garantir o direito de participação de auscultação e de intervenção dos jovens da cidade através das suas associações.

Além disso, o Conselho Municipal de Juventude, promove e participa em iniciativas do município, promovendo a participação cívica juvenil, num ambiente de diálogo e de partilha de ideias e experiências entre todos.